domingo, 24 de abril de 2011



Este blog é trincheira em defesa da EDUCAÇÃO UNIVERSAL DE ALTA QUALIDADE, posta como fator de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL  e  de EVOLUÇÃO DO SER HUMANO. 


Este blog defende uma uma VERDADEIRA PRIORIDADE PARA A EDUCAÇÃO nos orçamentos públicos, na organização econômica e na vida familiar. 


Defende o investimento necessário e suficiente para ofertar a todo e qualquer jovem brasileiro acesso à totalidade dos recursos mentais disponíveis na atualidade.


Não discute linhas pedagógicas, porque a pluralidade é benéfica, dentro dos limites do pacífico convívio social. Não discute objetivos da educação (educar para a felicidade, para o mercado de trabalho, para Deus e a religião, para a viagem interplanetária...) porque cada um desses objetivos é válido até o ponto em que representa limites à evolução humana. Cabe a cada grupo social definir seus objetivos próprios, dentro dos limites do pacífico convívio social.

Este blog não discute salário de professor, mas pressupõe que condições adequadas de vida, de trabalho e de formação profissional são indispensáveis para qualquer cidadão.

CENÁRIO 

Deixar a miséria para trás é sonho o de dezenas de milhões de brasileiros.  Porém, podemos sonhar muito além do progresso material. Podemos realizar novos paradigmas de civilização.

Educação é muito mais que investimento para qualificar mão-de-obra e equipar consumidores. Até mesmo o conceito atual de cidadania é limitado, diante da grandeza humana do ser.

O paradigma aqui defendido é uma política de educação formal que busca a multiplicação do conhecimento — da alfabetização ao vestíbulo das escolas técnicas e das universidades —, de modo tal que cada jovem adquira os recursos mentais necessários e suficientes para escolher o modelo de felicidade que lhe convier. 

Em outras palavras, aqui se defende uma política de oferta, a todo e qualquer jovem brasileiro, de oportunidades para alcançar um grau de cultura “nivelado por cima” e sem massificação.

Refiro-me a estabelecer um modelo de educação pública e privada "nivelada por cima", para todos os 40 milhões de jovens brasileiros de 06 a 18 anos (exceto para os que não quiserem ir para a escola), composta de escolas de período integral (das 07 às 19 horas), turmas pequenas (20 alunos por sala), dois professores por sala, equipes pedagógicas completas, duas mil horas (2.000) anuais de aulas convencionais, atividades esportivas, artísticas, profissionalizantes e de todo o tipo que interesse à formação de um jovem, em ambientes “de primeiro mundo”, com variadas linhas pedagógicas, escolhidas livremente pela direção de cada escola ou rede de escolas.

Tal projeto obviamente custa muito, muito dinheiro. Portanto, uma VERDADEIRA PRIORIDADE PARA A EDUCAÇÃO requer a nação inteira - não apenas o governo - empenhada em uma revolução cultural pacífica, amigável, branda, mesmo que isto exija das classes médias que abram mão de parte substancial do seu "padrão de consumo" durante algumas décadas.

Tal mudança de mentalidade obviamente requer a prévia noção do novo paradigma sócio-cultural. Este é o propósito deste blog: mostrar que podemos projetar políticas educacionais diferentes daquela que usamos hoje, a que tornou tão decepcionante o nosso sistema de ensino público.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário